Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Salada de Batata e Beldroegas




As beldroegas são consideradas ervas daninhas, mas no Alentejo são utilizadas na cozinha tradicional. O prato mais conhecido é a sopa de beldroegas com queijo e ovo, que é feita na zona de Évora.
Cresci a ouvir que noutros tempos (da pobreza como dizia a minha avó e as minhas tias) tudo se aproveitava até as benditas beldroegas que nascem nos quintais e nos campos por aqui e acolá. Podem ser comidas cruas em saladas ou em sopa e até numa espécie de tomatada (brevemente publico uma receita de tomatada com beldroegas).
Recentemente li num artigo do Jornal de Notícias que há uma tentativa de introduzir esta planta na "cozinha gourmet" através de um projeto da Escola Superior de Educação de Coimbra (podem ler o artigo completo aqui). Segundo o mesmo artigo, a beldroega "tem um elevado valor medicinal e nutricional, porque é riquíssima em sais minerais e vitaminas, especialmente a A, B, C. É rica em mucilagens, em ácido ómega 3, e entre as suas virtualidades destaca-se a ajuda à redução dos níveis de colesterol". 

Com esta receita participo no passatempo do Blog A Madeirense Carla Sofia, que comemora o seu 1ºaniversário.




INGREDIENTES:
  • 400 g de batatas
  • 1 molhinho de beldroegas
  • 5 filetes de anchovas
  • 2 colheres de azeitonas cortadas em rodelas

     Molho:
  • 1 colher de chá de mostarda de Dijon
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de vinagre de vinho tinto
  • Pimenta q.b.


PREPARAÇÃO:

Descasque e corte as batatas em cubos. Coza em água temperada com sal. Depois de cozidas deixe arrefecer.
Arranje as beldroegas, retirando as folhas e pequenos raminhos. Lave bem e escorra.
Numa tigela coloque as batatas, as beldroegas, os filetes de anchovas picados e as azeitonas cortadas em rodelas.
Para o molho misture todos os ingredientes numa taça.
Regue a salada com o molho, mexa e sirva.

Esta salada foi o acompanhamento de um frango feito no forno, que apenas levou uma sopa de cebola e uma cerveja preta. Foi uma refeição perfeita a lembrar os meus tempos de infância e a comida da avó!


BOM APETITE!


13 comentários:

  1. Por aqui também tenho algumas no quintal... Mas tenho receio de as utilizar... Já tenho visto receitas com elas, mas nunca me decidi a experimentar... Poderá estar para breve. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi beldroegas! Mas já me tinha apercebido que no Alentejo utilizam :)
    É uma salada bem fresca, Paula!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi, mas sei que usam bastante no Alentejo e gostei da sugestão, é uma salda bem fresquinha

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:51

    Gostei bem desta refeição!
    Já comi e gostei bastante!*

    ResponderEliminar
  5. uma salada muito original :))

    ResponderEliminar
  6. Olá! Muito interessante, gosto muito de beldroegas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso dessa saladinha :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula! Eu adoro beldroegas e utilizo muito. Cá por casa gostamos de sopa de beldroegas, mas com puré de batata e cenoura. Eu gosto muito em saladas. Neste momento tenho uma caixa no frigorífico com beldroegas arranjadinhas e prontas a serem utilizadas.
    bjz
    Zezinha

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Nunca comi, mas fiquei com vontade de experimentar não sei é se vou conseguir encontrar cá.
    Obrigado pela participação e boa sorte :)

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Nunca comi beldroegas mas acho que ia gostar dessa linda salada.
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Acho uma maravilha podermos aproveitar tudo o que a terra nos dá!
    As beldroegas ficam aí mesmo bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns foi a vencedora :)
    Quando puder envie-me os dados para poder lhe enviar o prémio.

    Beijinhos e uma boa noite
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)